Negociações entre palestinos e israelenses serão retomadas amanhã
Cairo, 16 ago (EFE).- A nova rodada de conversas indiretas entre israelenses e palestinos, mediadas pelo Egito, acontecerão amanhã, domingo, e segunda-feira no Cairo, disse o chefe da delegação de facções palestinas, Azzam al Ahmad.
Em declarações aos jornalistas, Azam afirmou que nas reuniões anteriores “se chegou a um acordo sobre o desbloqueio da faixa e a abertura das passagens fronteiriças, e agora será negociada a aplicação” dessas medidas.
Além disso, anunciou que será convocará para setembro uma conferência internacional no Egito para a reconstrução da faixa, consequência “da agressão da ocupação israelense”, e que terá a participação de todos os atores e doadores internacionais.
No entanto, Ahmad insistiu que a delegação “ainda tem uma longa batalha pela frente para conquistar os direitos dos palestinos e o fim da ocupação”.
O chefe da equipe negociadora palestina explicou que a prioridade após o estabelecimento de um cessar-fogo definitivo é ajudar os deslocados, curar suas feridas, começar a reconstrução de Gaza e pôr fim ao bloqueio para passar imediatamente para a consolidação da unidade política.
Desde que em 8 de julho começaram as hostilidades, o governo israelense insiste que o objetivo do exército é destruir as plataformas de lançamento de foguetes e os túneis escavados pelas milícias palestinas entre Gaza e Israel.
Nas últimas duas semanas, as partes acordaram duas tréguas humanitárias de 72 horas, renovadas na última quinta-feira por mais cinco dias para continuarem as discussões sobre os termos de um acordo que ponha fim à ofensiva militar. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.