Negociações sobre acordo nuclear com Irã serão retomadas em Viena no dia 12
Bruxelas, 5 mai (EFE).- As negociações entre a Comissão Europeia (CE) e o Irã serão retomadas na próxima terça-feira (12), em Viena, e três dias depois se somarão as potências do Grupo 5+1 (EUA, China, França, Rússia, Reino Unido e Alemanha), informou nesta terça-feira o Serviço Europeu de Ação Exterior (SEAE).
Participarão da reunião da próxima terça-feira na capital austríaca a diretora política comunitária, Helga Schmid, e o vice-ministro de Relações Exteriores do Irã, Seyed Abbas Araghchi, além do negociador adjunto Madjid Takht Ravanchi, disse em comunicado o serviço que é dirigido pela alta representante da União Europeia (UE), Federica Mogherini.
No mesmo texto é indicado que os líderes políticos dos outros seis países que negociam com Teerã se juntarão às reuniões em 15 de maio.
“Em Viena, a diretora política da UE e os negociadores iranianos retomarão seus trabalhos para redigir a minuta do texto principal de um plano de ação global conjunto (JCPOA, na sigla em inglês), baseado nos principais pontos de acordo alcançados em 2 de abril em Lausanne e nas negociações que começaram na semana passada em Nova York”, acrescenta o comunicado.
Com esse acordo, as potências do grupo 5+1 e o Irã tentam pôr fim a 12 anos de conflito em torno do programa nuclear iraniano.
No dia 2 de abril, o Irã e o Grupo 5+1 anunciaram na cidade suíça de Lausanne que tinham chegado a um princípio de acordo para garantir que o programa nuclear iraniano não se desvie de seus fins pacíficos em troca do fim das sanções que afetam sua economia. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.