Negociações sobre novo empréstimo para a Grécia começam nesta segunda (27)

  • Por Agencia Brasil
  • 26/07/2015 17h11
Pensionistas aguardam no lado de fora de uma filial do Banco Nacional para receber seus pagamentos, em Atenas, na Grécia, nesta segunda-feira. 06/07/2015 REUTERS/Christian Hartmann Reuters Pensionistas aguardam no lado de fora de uma filial do Banco Nacional para receber seus pagamentos

Representantes dos credores da Grécia (União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) iniciam nesta segunda (27) as conversas com as autoridades gregas para um novo empréstimo ao país, informou a Comissão Europeia. A previsão é que as reuniões comecem assim que as equipes chegarem a Atenas.

De acordo com a comissão, ainda não está decidido se, na primeira fase das discussões, as equipes serão constituídas por técnicos ou por chefes das delegações das quatro instituições envolvidas – além das três citadas, as reuniões contarão também com a participação do Mecanismo Europeu de Estabilidade. No sábado (25), uma fonte do Ministério das Finanças grego havia informado que as negociações começariam na terça-feira (28). Nos últimos dias, têm sido apontadas várias datas para o início da missão.

O objetivo das negociações é conseguir finalizar até 20 de agosto um terceiro empréstimo à Grécia, que enfrenta problemas de liquidez e que nessa data terá de pagar 3,19 bilhões de euros ao Banco Central Europeu. Em setembro, Atenas terá de fazer um reembolso de 1,5 bilhão de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

O regresso a Atenas das instituições credoras foi imposto à Grécia no acordo feito em Bruxelas no dia 13 de julho. O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, também teve de se comprometer a fazer uma série de cortes orçamentários, além de reformas que prolongam a austeridade com a qual o partido de esquerda Syriza tinha prometido acabar.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.