Negociador da Colômbia entrega o cargo após eleitores rejeitarem acordo com Farc

  • Por Estadão Conteúdo
  • 03/10/2016 15h54
The head of the Colombian government's peace talks delegation, Humberto de la Calle, delivers a press conference, on February 10, 2013 in Havana. AFP PHOTO/ADALBERTO ROQUE Reuters De la Calle

O principal negociador da Colômbia, Humberto de la Calle entregou o cargo, nesta segunda-feira, 3, após a derrota do “sim” no referendo de um acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). De la Calle foi o principal negociador durante os quatro anos do processo com as Farc, mas não está claro se o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, aceitará a saída dele.

O negociador elogiou os esforços de Santos pela paz e assumiu a responsabilidade pelo fracasso na tentativa de receber o aval popular para os acordos. “Qualquer erro que tenhamos feito é apenas responsabilidade minha”, disse o advogado colombiano.

A ratificação popular do acordo de 297 páginas teria encerrado o mais prolongado conflito do hemisfério. As Farc atuam desde os anos 1960 e mais de 220 mil colombianos morreram por causa da violência nesse período.

O resultado da votação representou uma grande derrota para o presidente, que tinha a paz no país como uma de suas principais metas. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.