Negociador palestino assume cargo de secretário-geral da OLP
Jerusalém, 13 jul (EFE).- O veterano negociador palestino Saeb Erekat assumiu nesta segunda-feira suas funções como novo secretário-geral da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), um cargo que pode catapultá-lo para, no futuro, substituir o presidente Mahmoud Abbas.
Erekat, que liderou intermitentemente os esforços negociadores com Israel durante mais de duas décadas, substitui nessa função o também veterano político palestino Yasser Abed Rabbo, que foi destituído há duas semanas pelo Comitê Executivo, segundo informou hoje a agência local “Maan”.
O cargo de secretário-geral está abaixo ao de presidente da OLP, que Abbas exerce desde a morte de seu histórico dirigente, Yasser Arafat, no final de 2004.
Alguns meios de comunicação locais interpretaram a substituição como um voto de confiança em Erekat como futuro dirigente palestino, apesar de seu entorno mais direto não ver fundamento nestas especulações.
O negociador já declarou que a decisão de se algum dia se candidatará à presidência “dependerá da liderança palestina e do (partido) Fatah”.
Ao assumir hoje suas novas funções, Erekat confirmou que por enquanto se centrará em “reestruturar” a organização – histórica representante do povo palestino na comunidade internacional, mas da qual não fazem parte os movimentos islamitas – e em convocar a assembleia nacional da OLP.
“Todas as facções e partidos devem participar da reunião para concordar um plano nacional geral que nos ajude a enfrentar o projeto dos assentamentos da ocupação israelense”, declarou. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.