Negociador palestino diz que novo governo israelense trará “mais violência”

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 15h27
  • BlueSky

Gaza, 7 mai (EFE).- O destacado dirigente e negociador-chefe palestino, Saeb Erekat, assegurou nesta quinta-feira que o recente governo israelense formado, que será liderado por Benjamin Netanyahu, é contra a paz e trará mais violência.

“O novo governo de Netanyahu, reduzido e direitista, é contra a paz e conduzirá a região para mais violência, derramamento de sangue e radicalismo”, manifestou Erekat em comunicado enviado aos meios de comunicação.

O primeiro-ministro israelense fechou ontem à noite o último acordo de coalizão com o ultranacionalista Lar Judaico, que lhe permitirá seguir governando na quarta legislatura que lidera.

O novo Executivo, que será apresentado previsivelmente na próxima semana, é integrado pelo conservador Likud de Netanyahu, o ultranacionalista e pró-colonizador Lar Judaico, além de uma formação de centro-direita e duas ultraortodoxas.

Erekat expressou que ficou claro para comunidade internacional “que este governo israelense é um governo de colonos que defende os assentamentos e que tem como objeto destruir o princípio da solução de dois Estados”.

Israelenses e palestinos interromperam sem resultados o último processo de negociação impulsionado pelos EUA em abril do ano passado e, desde então, toda tentativa de reanimá-lo foi infrutífera.

A isso se somaram declarações como a do próprio Netanyahu em plena campanha eleitoral contra a criação de um Estado palestino.

O dirigente da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) pediu à comunidade internacional que “interrompa o tratamento a Israel como um Estado acima da lei”.

Em paralelo, Erekat jogou por terra a possibilidade da retomada das negociações de paz com base em uma solução de dois Estados e chamou os que ainda acreditam nessa opção a revisarem as declarações dos políticos israelenses que pediram abertamente o “assassinato de mulheres e crianças”.

Por sua vez, o porta-voz do movimento islamita Hamas em Gaza, Sami Abu Zuhri, disse que seu grupo será capaz de enfrentar todos os desafios que coloque o novo governo em Israel.

“Independentemente de quem estará no novo governo israelense, nós como palestinos seremos capazes de confrontar os desafios impostos por esse governo”, afirmou Abu Zuhri em comunicado de imprensa. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.