Nelson Barbosa diz que concessões devem virar fato corriqueiro

  • Por Agência Brasil
  • 18/03/2015 15h10
Marcelo Camargo/Agência Brasil Ministro do Planejamento

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, disse nesta quarta-feira (18) que as concessões à inciativa privada no setor de infraestrutura deverão se tornar corriqueiras nos próximos anos. Ele esteve no leilão de concessão da Ponte Rio-Niterói na Bolsa de Valores de São Paulo. “Tenho certeza de que, com o governo fazendo a sua parte, viabilizando esses projetos, mais e mais concessões como essa vão acontecer”, disse ele, após a divulgação do resultado da concorrência.

A ponte será administrada pela EcoRodovias, que ofereceu deságio de 36,67%. Com isso, a partir de 1º de junho, a tarifa do pedágio cairá de R$ 5,20 para R$3,70. O contrato tem validade de 30 anos. A concessão anterior, que vence em maio, vigorou por 20 anos. A CCR, empresa responsável pela ponte atualmente, participou da concorrência, mas acabou ficando em último lugar entre as seis participantes.

Segundo o presidente da EcoRodovias, Marcelino Seras, a redução da tarifa será possível com o aumento do tráfego na via. “Na hora em que eu dou um desconto, eu induzo o tráfego”, destacou. O fluxo na ponte deverá ser impulsionado pelas obras de ligação com outras vias previstas no contrato de concessão. “Fazendo as obras, tem-se um aumento de fluidez muito grande”, explicou.

Para o ministro Nelson Barbosa, o leilão mostra as possibilidades de expansão da economia brasileira. “Esse evento mostra a dinâmica e o potencial da economia brasileira. Uma economia grande e diversificada. Tem grandes oportunidades de investimento. Tem vários players, vários agentes dispostos a fazer investimentos”, destacou sobre a disposição do setor privado em investir em infraestrutura.

Entre as próximas concessões a serem anunciadas, estão quatro rodovias nos estados de Mato Grosso, do Pará, de Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina e do Paraná. Nelson Barbosa voltou a dizer que é intenção do governo passar para a administração privada os aeroportos de Salvador, Florianópolis e Porto Alegre.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.