Neonazistas de Amanhecer Dourado poderão concorrer às eleições gregas

  • Por Agencia EFE
  • 14/01/2015 19h29
  • BlueSky

Atenas, 14 jan (EFE).- Os neonazistas do grupo Amanhecer Dourado poderão participar das eleições gerais da Grécia do próximo dia 25, anunciou nesta quarta-feira a Corte Suprema da Grécia.

A Justiça autorizou 18 partidos e quatro coalizões eleitorais a concorrer a esta eleição adiantada, e proibiu, por erro de procedimento, três candidaturas.

A autorização ao Amanhecer Dourado já era esperada, pois apesar da metade de seus deputados e praticamente toda a cúpula estar em prisão preventiva acusados de formação de quadrilha, ainda não houve julgamento ou condenação.

Os candidatos presos solicitaram sair de prisão para participar ativamente na campanha eleitoral.

Entre eles está o líder do partido, Konstantinos Mijaloiakos, que anunciou hoje que na próxima sexta-feira participará do comício central de seu partido na cidade de Salônica, no norte da Grécia.

Em comunicado, Mijaloiakos pediu aos seguidores de Amanhecer Dourado que votem nos membros do partido presos.

O partido neonazista quer se transformar na terceira força e repetir assim o resultado das eleições europeias de maio, quando, com 9,4% dos votos, ficou em terceiro, atrás do esquerdista Syriza, liderado por Alexis Tsipras, e dos conservadores da Nova Democracia, o partido do primeiro-ministro, Antonis Samaras.

Nas últimas eleições de junho de 2012 os neonazistas obtiveram 6,92% e as pesquisas atuais apontam que têm 5%. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.