Neonazistas ferem 31 policiais em protesto contra refugiados na Alemanha

  • Por Agencia EFE
  • 22/08/2015 10h40

Berlim, 22 ago (EFE).- Pelo menos 31 policiais ficaram feridos, um deles em estado grave, na madrugada deste sábado na cidade de Hidenau, no leste da Alemanha, após confrontos entre manifestantes neonazistas que faziam um protesto xenófobo contra um albergue de refugiados e agentes antidistúrbios.

Membros do partido neonazista alemão (NPD) presentes no protesto tentaram impedir a chegada de vários ônibus com refugiados estrangeiros ao albergue. Os cerca de 600 manifestantes atiraram contra os 136 policiais “pedras, garrafas e rojões”, além de bloquearem a rua, segundo as forças de segurança da Alemanha.

Os agentes responderam com gás de pimenta e lacrimogêneo.

O ministro da Justiça, Heiko Mass, afirmou através do Twitter que “nunca se deve tolerar que haja pessoas ameaçadas e atacadas no país”. Além disso, defendeu “com dureza” o estado de direito.

Os incidentes violentos em torno dos centros de refugiados estão se multiplicando nas últimas semanas na Alemanha, acompanhando o crescimento exponencial do número de estrangeiros que chega ao país.

Nos seis primeiros meses do ano, foram organizados cerca de 200 atos contra esses albergues, segundo dados do Ministério do Interior, que incluem desde a disseminação de propaganda xenófoba aos ataques incendiários.

A Alemanha revisou drasticamente para cima nesta semana o número de refugiados que espera receber em todo o ano. Mais de 800 mil estrangeiros devem chegar ao país, segundo o governo, quase quatro vezes mais do que em 2014. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.