Nepal é atingido por terremoto de 5,7 graus

  • Por Agencia EFE
  • 16/05/2015 11h22

Katmandu, 16 mai (EFE).- Um terremoto de 5,7 graus na escala Richter voltou a atingir o Nepal neste sábado, três semanas após o grande terremoto e quatro dias depois da repetição mais forte, que causaram quase 8,5 mil mortes e deixaram mais de 20 mil feridos no país.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos situou o foco do novo tremor a 10 quilômetros de profundidade e seu epicentro 24 quilômetros ao norte da cidade de Ramechhap, ao leste de Katmandu. O terremoto aconteceu às 17h19 locais (8h34 em Brasília) e também foi sentido em alguns estados do norte da Índia.

O número de mortos pela réplica de 7,3 graus que atingiu o país asiático na terça-feira chega a 136 e o de feridos a 3.135, segundo o último balanço divulgado neste sábado pela polícia, que aumentou para 8.356 a quantidade de mortes pelo terremoto do dia 25 de abril e a 17.868 os feridos.

Três semanas depois do grande terremoto, o Nepal continua a sofrer réplicas de diferentes intensidades que impedem que a população retome a normalidade.

Neste sábado, o governo do país anunciou compensações econômicas de 15 mil rúpias nepalesas (R$ 450) para as famílias que perderam casas devido ao desastre.

“Serão distribuídos cartões para identificar as vítimas e será dado dinheiro para seus assentamentos temporários”, disse o ministro de Administração Geral, Lal Babu Pandit, ao jornal nepalês “Kantipur”.

As organizações internacionais alertaram diversas vezes sobre o perigo da iminente temporada de monções para os desabrigados, prevista a partir de junho.

O terremoto do dia 25 de abril foi o de maior magnitude no Nepal em 80 anos e o pior na região do Himalaia em uma década, desde que em 2005 um terremoto causou mais de 84 mil mortes na Caxemira. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.