Nepal proíbe menores de 16 de viajar sozinhos para evitar tráfico de crianças
Katmandu, 26 mai (EFE).- O governo do Nepal proibiu nesta terça-feira que menores de 16 anos viajem sozinhos, sem pais ou responsáveis, fora de seus distritos para evitar o tráfico de menores após os dois grandes terremotos que atingiram o país há um mês.
O diretor-executivo do Conselho Central de Bem-estar de Crianças, Tarak Dhital, disse à Agência Efe que a medida foi tomada diante do receio de que o tráfico de crianças aumente dado o caos que os terremotos de 25 de abril e de 12 de maio causaram, já que muitos menores perderam seus pais e suas casas.
Dhital afirmou que a polícia monitorou a transferência de 64 menores para outros distritos após o desastre.
O porta-voz da polícia do Nepal, Kamal Singh Bam, disse à Efe que duas pessoas foram detidas até agora suspeitas de participar de tráfico de menores.
“Aumentamos a vigilância nos distritos mais atingidos e nas regiões de fronteira”, indicou Bam, que acrescentou que a polícia está visitando crianças e mulheres que ainda estão em tendas.
Após o primeiro terremoto o Unicef alertou para o risco do aumento do tráfico de menores em um país que já possui altos índices de exploração infantil, de tráfico de menores e de abuso e violência.EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.