Netanyahu estuda mudar lei para que cidadãos elejam presidente de Israel

  • Por Agencia EFE
  • 19/02/2014 13h23

Jerusalém, 19 fev (EFE).- O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, avalia a possibilidade de mudar a lei para que os cidadãos, e não mais o Parlamento (Knesset), passem a eleger o presidente do país, informou nesta quarta-feira a rádio do exército israelense.

O mandato do atual chefe do Estado, Shimon Peres, de 90 anos, irá se encerrar em julho, mas a Knesset deve definir antes do final de abril quem será seu sucessor.

Segundo a emissora, a medida proposta pelo chefe do Executivo significaria estender o mandato de Peres por mais um ano, para dar tempo para se preparar uma votação nacional.

Além disso, a cláusula da Lei Básica (espécie de Constituição) israelense referente à escolha do presidente, redigida em 1964, deveria ser modificada.

Consultada pela Agência Efe, o gabinete do primeiro-ministro não comentou a questão.

O presidente é eleito atualmente em votação pelos 120 deputados que constituem o Parlamento. O cargo tem um caráter simbólico mas de grande representação em nível internacional.

Nos últimos anos, aumentaram os pedidos para que a lei permita que o presidente seja eleito pelos cidadãos, afastando a escolha de interesses e manobras políticas.

De acordo com uma pesquisa realizada na semana passada pelo jornal “Israel Hayom”, 72% dos israelenses é a favor da eleição direta, enquanto 20% preferem que esta função continue a cargo do Parlamento. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.