Netanyahu pede a Abbas retomada “imediata” do processo de paz

  • Por Agencia EFE
  • 27/09/2015 14h13

Jerusalém, 27 set (EFE).- O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, solicitou neste domingo ao presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, retomar de maneira “imediata” as conversas sobre o processo de paz.

Em uma nota divulgada hoje, Netanyahu fez uma chamada ao presidente do Governo palestino para “voltar imediatamente à mesa de negociações a fim de avançar no processo diplomático”.

Em abril de 2014, o secretário de Estado americano, John Kerry, viu como, após nove meses de esforços, fracassava sua iniciativa, a enésimo tentativa de conseguir que palestinos e israelenses alcançarem um acordo que iniciasse a rota para a paz.

A falta de consenso em questões-chave como os assentamentos judaicos na Cisjordânia e Jerusalém Oriental, o direito ao retorno dos refugiados palestinos e a exigência de Netanyahu de manter a soberania de segurança israelense sobre o vale do Jordão foram alguns dos pontos que levaram ao fracasso.

Ontem, o presidente egípcio, Abdul Fatah al Sisi, garantiu em uma entrevista a um meio americano que as relações de paz entre seu país e Israel, que completam 40 anos, deveriam se estender a outros países árabes e que o fim do conflito entre palestinos e israelenses mudaria a situação da região.

No início deste mês, o primeiro-ministro israelense já sugeriu aos palestinos reiniciar as negociações, proposta que foi rejeitada pelo secretário-geral da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Saeb Erekat, que garantiu “que duvida que Netanyahu queira retomar as negociações” e desconfiou de sua vontade de apoiar a solução de dois Estados. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.