Netanyahu pede que Irã reconheça Estado de Israel no acordo nuclear

  • Por Agencia EFE
  • 03/04/2015 12h10
  • BlueSky

Jerusalém, 3 abr (EFE).- O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, pediu nesta sexta-feira para que qualquer acordo eventual sobre o programa nuclear do Irã inclua o reconhecimento à existência de Israel por parte de Teerã.

“Israel exige que qualquer acordo final com o Irã deverá incluir um reconhecimento claro e inequívoco ao direito a existir de Israel”, disse Netanyahu em um comunicado após uma reunião extraordinária com o gabinete de segurança para abordar o anúncio de um entendimento preliminar entre o G5+1 (EUA, Reino Unido, Rússia, China, França e Alemanha) e o Irã.

O pacto prevê que o programa de enriquecimento de urânio de Teerã seja limitado e supervisionado internacionalmente por um período de até 25 anos. Além disso, estabelece o envio ao exterior ou a dissolução de 95% do urânio já produzido no Irã e o levantamento das sanções econômicas que pesam sobre o país.

Netanyahu rejeitou ontem à noite o acordo durante uma conversa telefônica com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e insistiu hoje que o pacto “poder representar um grave prejuízo à região e ao mundo, e ameaçaria a sobrevivência do Estado de Israel”.

“O Irã é um regime que pede abertamente a destruição de Israel e trabalha aberta e ativamente com este fim”, afirmou Netanyahu. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.