Netanyahu pretende formar governo em duas ou três semanas

  • Por Agencia EFE
  • 18/03/2015 04h31

Jerusalém, 18 mar (EFE).- O primeiro-ministro conservador de Israel, Benjamin Netanyahu, que se impôs por uma boa margem sobre a coalizão de centro-esquerda União Sionista nas eleições gerais de ontem, informou nesta quarta-feira que tem a intenção de formar governo no prazo máximo de duas ou três semanas.

A informação está em um comunicado divulgado nesta manhã pelo Likud, no qual este partido detalha que Netanyahu “já falou com todos os partidos com representação parlamentar que vê como parceiros para seu novo governo”, seu terceiro consecutivo e o quarto de sua carreira.

Segundo a nota, se trata dos dirigentes das legendas Lar Judaico, (Naftali Bennett), Kulanu (Moshe Kahlon), Yisrael Beiteinu (Avigdor Lieberman), Shas (Arieh Deri) e Judaísmo Unido da Torá (Moshe Gafni e Yacov Litzman).

Com eles, o primeiro-ministro israelense poderia conseguir uma maioria parlamentar de 67 das 120 cadeiras do parlamento, e com uma coalizão exclusivamente de direitas e de ultra-ortodoxos, ou seja, das mais homogêneas que o país teve nas últimas duas décadas.

Kahlon, que com suas dez cadeiras se transformou em peça-chave das negociações, se negou hoje novamente a revelar suas cartas.

Rompido com o Likud há dois anos por divergências com o primeiro-ministro, Kahlon declarou apenas que seu partido “seguirá seu caminho em defesa da classe média e baixa”.

“Netanyahu me ligou e me disse que era sério em suas intenções de (lançar) uma política social”, concluiu. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.