Nevascas deixam 6 mortos e mais de 1.000 feridos no Japão

  • Por Agencia EFE
  • 15/02/2014 11h43

Tóquio, 15 fev (EFE).- Seis pessoas morreram e mais de 1.000 ficaram feridas devido às fortes nevascas que afetam grande parte do Japão desde ontem, sexta-feira, a e que alcançaram níveis recorde, informou hoje a agência “Kyodo”.

A Agência Meteorológica do Japão prevê que as grandes nevascas continuem amanhã na região de Tohoku, no nordeste do país, e foram iniciados alertas pelos fortes ondas e as nevascas.

Hoje, uma pessoa morreu em um acidente que afetou cinco veículos no sudoeste de Tóquio, enquanto outras três morreram depois que o teto de sua casa caiu com o peso da neve.

Além disso, foram registradas avalanches em estradas principais entre as províncias de Miyagi e Yamagata, no norte do país.

O temporal também afetou o transporte na região de Tóquio, onde foram canceladas centenas de voos domésticos, a maioria deles com origem ou destino ao aeroporto tokiota de Haneda onde 4.500 pessoas tiveram que passar a noite presas pela neve.

O temporal, que afetou sobretudo a faixa oriental do país, deixou grandes quantidades de neve em Tóquio e em seus arredores, onde algumas localidades registraram as maiores acumulações em mais de um século.

A cidade de Kofu, cerca de 100 quilômetros a oeste da capital, amanheceu neste sábado com camadas de neve de mais de um metro, o que não acontecia desde que há 120 anos começaram a elaborar registros, informou a rede pública “NHK”.

Enquanto isso, em Tóquio a neve chegou a 45 centímetros, o mesmo número que durante o temporal de uma semana atrás e a maior em 45 anos.

No fim de semana passado a maior nevasca em décadas na parte oriental do país causou a morte de 13 pessoas, enquanto 1.700 ficaram feridas, a maioria por acidentes de trânsito. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.