Neve bloqueia centenas de caminhões na fronteira entre Chile e Argentina

  • Por Agencia EFE
  • 11/07/2015 18h47
  • BlueSky

Santiago do Chile, 11 jul (EFE).- Centenas de caminhões estão bloqueados pela neve neste sábado na passagem fronteiriça Los Libertadores, principal via de comunicação terrestre entre Chile e Argentina, que se encontra fechada devido a um temporal de vento e neve.

Autoridades locais assinalaram que há horas pelo menos mil caminhões permanecem em território argentino à espera de atravessar a passagem para o Chile.

Outras 200 máquinas se encontram no porto terrestre do recinto enquanto 120 caminhões estão estacionados à margem do caminho à espera que o tempo melhore para atravessar em direção à Argentina.

Na área, situada a 3.200 metros de altura, a neve caída já alcança um metro e meio de altura e, de acordo com o relatório meteorológico, o mau tempo se prolongará até a madrugada da próxima segunda-feira.

A via, situada cerca de 160 quilômetros ao nordeste de Santiago, comunica a cidade chilena de Los Andes com a argentina de Mendoza.

Por anos, tanto as autoridades chilenas como argentinas ressaltaram a necessidade de construir um túnel que permita o trânsito pelo local durante todo o ano, mas os projetos nunca saíram do papel.

Cerca de 90% do comércio de bens entre Chile e Argentina cruza por esta passagem internacional, além dos caminhões que trazem cargas do Brasil. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.