Nevoeiro em SP deve permanecer por, pelo menos, mais dez dias, diz CGE
Na foto
Nevoeiro atinge São PauloAs condições para formação de nevoeiro pelas manhãs devem permanecer em São Paulo e região metropolitana pelo menos por mais dez dias. A informação é do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), que monitora as situações meteorológicas na capital paulista.
Em quatro dos cinco dias úteis desta semana, o aeroporto de Congonhas apresentou problemas, principalmente, com o fechamento para pousos. O passageiro Paulo Buss contou ao repórter Tiago Muniz que foi obrigado a desembarcar em Campinas e pegar um táxi para São Paulo. “Foi por causa do nevoeiro. O nevoeiro não permitiu, a gente desceu em Campinas. Daí me desloquei para cá [Congonhas] pela empresa mesmo”, disse.
Nesta sexta-feira (31), Congonhas fechou para pousos por meia hora; Santos Dumont, no Rio, e Afonso Pena, em Curitiba, tiveram o mesmo problema.
O meteorologista do Centro de Gerenciamento de Emergências, Michel Pantera, explicou quais as condições necessárias para a formação de nevoeiro: “as noites de céu claro favorecem para que tenha uma temperatura mais baixa. As nuvens servem como se fosse um cobertor na atmosfera. Então a hora que tira este cobertor, o calor vai para o espaço e a gente tem estas temperaturas mais baixas. Assim, a umidade acaba se condensando e formando este fenômeno”.
Não é só quem viaja pelo alto que sofre com o nevoeiro, a visibilidade nas ruas e estradas foi bastante afetada durante as manhãs.
O tenente da Polícia Rodoviária Estadual, Rodrigo Henrique Lopes, ressaltaou a importância de regular os faróis corretamente nestas condições.”Em caso de neblina, o importante é que o condutor veja e seja visto. Ele deve acionar o farol abaixo. Se o carro oferecer outros recursos como farol e lanterna de neblina, utilizá-los. O condutor, em caso de neblina, não deve acionar o pisca alerta, que deve ser utilizado apenas em caso de urgência quando o veículo está parado”.
O nevoeiro, combinado à falta de sinalização, causou um acidente que deixou dois mortos na Zona Leste da capital paulista. Seis carros se envolveram em um engavetamento na terça-feira no viaduto Alberto Badra; dois motociclistas morreram.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.