Nevoeiro em SP deve permanecer por, pelo menos, mais dez dias, diz CGE

  • Por Jovem Pan
  • 01/08/2015 10h59

Na foto Marco Ambrosio/Folhapress Nevoeiro atinge São Paulo

As condições para formação de nevoeiro pelas manhãs devem permanecer em São Paulo e região metropolitana pelo menos por mais dez dias. A informação é do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), que monitora as situações meteorológicas na capital paulista.

Em quatro dos cinco dias úteis desta semana, o aeroporto de Congonhas apresentou problemas, principalmente, com o fechamento para pousos. O passageiro Paulo Buss contou ao repórter Tiago Muniz que foi obrigado a desembarcar em Campinas e pegar um táxi para São Paulo. “Foi por causa do nevoeiro. O nevoeiro não permitiu, a gente desceu em Campinas. Daí me desloquei para cá [Congonhas] pela empresa mesmo”, disse.

Nesta sexta-feira (31), Congonhas fechou para pousos por meia hora; Santos Dumont, no Rio, e Afonso Pena, em Curitiba, tiveram o mesmo problema.

O meteorologista do Centro de Gerenciamento de Emergências, Michel Pantera, explicou quais as condições necessárias para a formação de nevoeiro: “as noites de céu claro favorecem para que tenha uma temperatura mais baixa. As nuvens servem como se fosse um cobertor na atmosfera. Então a hora que tira este cobertor, o calor vai para o espaço e a gente tem estas temperaturas mais baixas. Assim, a umidade acaba se condensando e formando este fenômeno”.

Não é só quem viaja pelo alto que sofre com o nevoeiro, a visibilidade nas ruas e estradas foi bastante afetada durante as manhãs.

O tenente da Polícia Rodoviária Estadual, Rodrigo Henrique Lopes, ressaltaou a importância de regular os faróis corretamente nestas condições.”Em caso de neblina, o importante é que o condutor veja e seja visto. Ele deve acionar o farol abaixo. Se o carro oferecer outros recursos como farol e lanterna de neblina, utilizá-los. O condutor, em caso de neblina, não deve acionar o pisca alerta, que deve ser utilizado apenas em caso de urgência quando o veículo está parado”.

O nevoeiro, combinado à falta de sinalização, causou um acidente que deixou dois mortos na Zona Leste da capital paulista. Seis carros se envolveram em um engavetamento na terça-feira no viaduto Alberto Badra; dois motociclistas morreram.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.