Nicarágua alerta para possível erupção e chuva ácida após explosão em vulcão

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 16h02

Manágua, 8 mai (EFE).- O Sistema Nacional para a Prevenção, Mitigação e Atendimento de Desastres (Sinapred) da Nicarágua alertou nesta sexta-feira as cidades próximas ao vulcão Telica sobre as possibilidades de erupção e de queda de chuva ácida após uma série de explosões na cratera.

O vulcão Telica, situado 112 quilômetros ao noroeste de Manágua, registrou pelo menos nove explosões de gases e cinzas desde o entardecer da quinta-feira, além de atividade sísmica, segundo o Instituto Nicaraguense de Estudos Territoriais (Ineter).

Embora os gases e cinzas tenham mais presença durante os momentos explosivos, as partículas no ambiente podem gerar uma chuva ácida com capacidade de afetar a saúde, advertiu o codiretor do Sinapred, Guillermo González.

“Pode haver chuvas ácidas e isso afeta às pessoas. Recomendamos que as pessoas não saiam de casa em caso de chuva”, disse González em entrevista coletiva.

As comunidades ameaçadas são Aguas Frías, Cristo Rey, El Boquerón, La Quemada, La Unión, Los Ángeles e Quebrachal, segundo o Sinapred.

Uma equipe de cientistas do Ineter que estuda o vulcão constatou que no final de abril houve um desabamento dentro da cratera do vulcão, provocando a obstrução do mesmo.

González explicou que uma teoria sobre a atividade atual do Telica é que dita obstrução causou pressão no centro da estrutura vulcânica, até que os gases conseguiram libertar-se.

Se for assim, é pouco provável que a atividade no Telica aumente, mas “não se descarta que em qualquer momento possa haver uma explosão de maior magnitude”, advertiu González.

O vulcão Telica, de 1.061 metros de altura, é considerado o mais ativo da Nicarágua e experimentou pelo menos três cenários de erupção nos últimos três anos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.