Nicarágua monitora costa do Pacífico após terremoto no Chile

  • Por Agencia EFE
  • 17/09/2015 02h59
  • BlueSky

Manágua, 16 set (EFE).- A Nicarágua, que vem sofrendo com fenômenos sísmicos desde a última sexta-feira, decretou 0estado de atenção nesta quarta-feira em seu litoral do Pacífico devido a uma possível ressaca após o forte tremor de magnitude 8,4 que aconteceu no centro do Chile.

A ordem do governo nicaraguense veio depois que o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico dos Estados Unidos emitiu um aviso de tsunami para ondas de mais de três metros no Chile, após o terremoto que atingiu o país, e assinalou que ondas de até um metro podem chegar a México, Japão, Havaí, Rússia e partes da América Central e da Oceania.

Nesse sentido, a coordenadora do Conselho de Comunicação da Nicarágua, Rosario Murillo, indicou que o governo decretou estado de atenção no litoral do Pacífico da Nicarágua diante de uma possível ressaca.

A funcionária lembrou que a Nicarágua vem lidando desde a última sexta-feira com fenômenos sísmicos no noroeste do país, onde se encontram especialistas nicaraguenses, de El Salvador e de Cuba para apresentar ao presidente do país, Daniel Ortega, um relatório com uma perspectiva mais profunda sobre o que está acontecendo.

Rosario afirmou que é um dever do governo informar e reportar a situação, assim como acompanhar todos os eventos de grande magnitude em nível regional, como o ocorrido no Chile.

Segundo o Centro Nacional de Sismologia da Universidade do Chile, o tremor foi sentido às 19h54 locais (mesma hora de Brasília), com epicentro a 46 quilômetros ao oeste da cidade de Canela e hipocentro a 15,7 quilômetros de profundidade.

Pelo menos umas 20 réplicas, algumas delas de magnitude 6, foram sentidas após o forte terremoto. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.