Níger declara estado de emergência em Diffa após ataques do Boko Haram

  • Por Agencia EFE
  • 11/02/2015 12h31

Niamey, 11 fev (EFE).- O governo de Níger decretou estado de emergência na região de Diffa (extremo sudeste), palco de vários ataques do Boko Haram nos últimos dias, por um período de 15 dias contados a partir desta quarta-feira.

A decisão oficial foi tomada ontem pelo Conselho de Ministros de Níger.

O estado de emergência representa dotar o ministro do Interior e o governador desta região fronteiriça com a Nigéria de amplos poderes, entre eles realizar batidas sem prévio aviso e sem mandato judicial de dia e de noite.

Além disso, permite um batidas sistemáticas em veículos quando a polícia achar necessário, a proibição da circulação em certas zonas e até o fechamento de lugares públicos de lazer.

Ontem, o governo já proibiu a circulação de motocicletas como reação aos ataques de sábado, perpetrados por motoristas.

A região de Diffa, com cerca de 200 mil refugiados nigerianos que fugiram do Boko Haram, foi alvo durante três dias da seita jihadista desde sexta-feira, quando o grupo armado perpetrou dois ataques simultâneos na cidade de Bosso e na cidade de Diffa, situada a mais de mil quilômetros de Niamey, no extremo sudeste do país.

Os dois ataques terminaram com a morte de seis militares nigerinos, três civis, e 17 militares feridos, segundo o primeiro balanço oferecido pelo ministro nigerino de Defesa, Mamadou Karidjo, que assegurou que houve 109 mortos entre os atacantes.

Na segunda-feira, o parlamento de Níger adotou uma resolução que permite ao governo enviar 750 soldados nigerinos à Nigéria para lutar contra o Boko Haram, no marco das forças militares mistas compostas por 8,5 mil militares e formadas após a última conferência de chefes de Estado da União Africana. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.