Nigéria confirma contágio do médico que tratou vítima do ebola

  • Por Agencia EFE
  • 04/08/2014 12h22

Lagos, 4 ago (EFE).- O Ministério da Saúde da Nigéria confirmou nesta segunda-feira que o médico que atendeu a primeira vítima do ebola no país também foi contagiado pelo vírus.

“Este novo caso é de um dos médicos que atendeu o paciente liberiano que morreu por causa do ebola”, informou o ministro da Saúde nigeriano, Onyebuchi Chukwu, citado pelo jornal local “The Vanguard”.

No último dia 25, as autoridades nigerianas confirmaram a morte por ebola de um funcionário de nacionalidade americana que viajou à Nigéria vindo da Libéria, se tornando a primeira morte confirmada do vírus no país. A vítima, de 40 anos de idade, foi internada em um hospital de Lagos, a principal cidade do país, logo no aparecimento dos primeiros sintomas, e morreu dias depois.

O diretor do Departamento de Saúde nigeriano, Jide Idris, garantiu que foram realizados testes médicos em 59 pessoas que tiveram contato com a vítima, tanto no aeroporto quanto no hospital onde foi internado. No entanto, agora, as autoridades confirmaram que um dos médicos que atendeu este paciente teve a doença confirmada. Não há vacina ou tratamento específico para o ebola.

A Nigéria, o país mais povoado da África, já começou a aplicar medidas para conter o vírus, que já causou a morte de 729 pessoas na África Ocidental nos últimos quatro meses, segundo os últimos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre as medidas figuram a suspensão de alguns voos vindos da Libéria e de Serra Leoa, e repatriação dos corpos de vítimas de nações afetadas pela epidemia.

Dos 729 mortos por esta febre hemorrágica que surgiu o março deste ano, 339 pessoas morreram em Guiné, 233 em Serra Leoa e 156 na Libéria, além de algumas na Nigéria. O ebola – transmitido por contato direto com o sangue e fluidos corporais de pessoas ou animais infectados – causa hemorragias graves e pode ter taxa de mortalidade de 90%. Esta é a primeira vez em que é identificada e confirmada uma epidemia de ebola na África Ocidental. Até agora, ela só tinha sido identificada na África Central. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.