Nigéria registra terceira morte por ebola

  • Por Agencia EFE
  • 13/08/2014 05h22

Lagos, 13 ago (EFE).- Um nigeriano que trabalhava na Comunidade Econômica de Estados de África Ocidental (ECOWAS) morreu após ser contaminado pelo vírus do ebola, se tornando a terceira vítima fatal da doença na Nigéria.

Jatto Asihu Abdulqudir, de 36 anos, foi posto em quarentena após manter contato com Patrick Sawyer, a primeira vítima mortal do vírus em território nigeriano, informou a ECOWAS em comunicado divulgado nesta quarta-feira.

Sawyer, um funcionário americano, viajou no final de julho da Libéria para a Nigéria para participar de uma conferência da ECOWAS em que Asihu Abdulqudir também esteve presente.

Uma das enfermeiras que trataram Sawyer em Lagos, a principal cidade nigeriana, também morreu em consequência da doença.

A ECOWAS já desinfetou todas suas instalações em Lagos buscando garantir a segurança de todos seus membros, explicou o órgão no comunicado, que não informou a data da morte de Asihu Abdulqudir.

“Intensificamos a campanha de sensibilização sobre este vírus mortal entre nossa equipe e queremos utilizar esta oportunidade para invocar o espírito de solidariedade e ajuda mútua”, acrescentou.

O presidente da Nigéria, Jonathan Goodluck, declarou semana passada “estado de emergência” para lutar contra o vírus, que já infectou 13 pessoas no país, segundo os últimos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O surto de ebola que castiga África Ocidental já matou 1.013 mortes desde que surgiu em março na Guiné, de onde se espalhou para Serra Leoa, Libéria e Nigéria.

O vírus do ebola, transmitido pelo contato direto com sangue e fluidos corporais de pessoas ou animais infectados, causa hemorragias graves e tem taxa de mortalidade de 90% . EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.