Nível de estoques da Pró-Sangue cai por Copa do Mundo e férias escolares
A Copa do Mundo e as férias escolares provocaram queda a níveis críticos nos estoques da Fundação Pró-Sangue. O hemocentro – referência na América Latina – está com 50% das reservas; volume suficiente para suprir por mais dois dias o abastecimento dos hospitais.
Nas últimas semanas, a coleta de todos os tipos sanguíneos nos seis postos da Fundação na capital paulista vem caindo consideravelmente a cada dia. À repórter Renata Gaspari, o hematologista da Fundação Pró-Sangue, Anésio Vieira, citou os fatores deste recuo e o tipo de sangue mais necessitado.
*Ouça os detalhes no áudio
Para o coordenador da Hemorrede, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a carência de sangue no Brasil está relacionada à questão cultural. O médico Dante Langhi ressaltou que, em países desenvolvidos, o cidadão planeja a doação independentemente do destino que o sangue terá.
Requisitos básicos para doação são: estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos e não ter doenças crônicas. Outras informações sobre doação, postos de coleta e horário de atendimento podem ser obtidas pelo telefone: 0800 55 0300.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.