Nível do Cantareira tem novo recorde negativo e chega a 8,9%, aponta Sabesp

  • Por Agencia Brasil
  • 11/05/2014 17h41

Em apenas um dia Divulgação/Sabesp Represa da Canteira

O volume de água armazenado no Sistema Cantareira, maior reservatório de São Paulo, chegou hoje (11) a 8,9%, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Em apenas um dia, o volume passou de 9,1% para a atual marca, a menor registrada até agora. No mesmo período do ano passado, o percentual era de 61,5%.

A crise hídrica em São Paulo agrava-se desde o fim do ano passado, com um volume de chuvas bem inferior à média esperada para o verão. Em maio, choveu apenas 0,6 milímetros (mm), quando a média histórica para o mês é 83,2 mm. O Cantareira abastece quase nove milhões de pessoas na região metropolitana. A situação é a pior desde que o sistema foi criado, na década de 1970.

Segundo a Sabesp, as obras que possibilitam a retirada das águas do fundo das represas, o chamado volume morto, serão concluídas na próxima quinta-feira (15). Estão sendo construídos dois canais de 3,5 quilômetros e instaladas 17 bombas, que envolvem um investimento de R$ 80 milhões.

O uso da reserva técnica já havia sido apontado, há um mês, pela presidenta da Sabesp, Dilma Pena. Então, o nível do reservatório estava em 12%. Hoje, a companhia informou que o total de água abaixo do nível das comportas chega a 300 bilhões de litros, mas serão disponibilizados, neste momento, 200 bilhões.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.