Nível do Rio Paraguai em Assunção completa uma semana de baixa
Assunção, 21 jul (EFE).- O rio Paraguai, cujo aumento no volume das águas ocasionou o deslocamento de milhares de pessoas em Assunção, completou nesta segunda-feira uma semana de baixa, chegando aos 7,22 metros de altura na capital, o que representa uma diminuição de 15 centímetros, informou a direção de Meteorologia e Hidrologia.
A diminuição do nível em Assunção foi ajudada pela ausência de precipitações.
Segundo informou hoje a represa de Yacyretá, compartilhada pelo Paraguai e Argentina, os caudaism do Paraná nesse ponto poderia alcançar entre 17 mil e 18 mil metros cúbicos na segunda metade da semana se for confirmada a previsão de precipitações.
A média prevista para o mês de julho era de 10,9 mil metros cúbicos.
Nos últimos meses, as inundações deslocaram cerca de 240 mil pessoas em todo o território nacional, segundo dados da Secretária de Emergência Nacional (SEN).
Na capital paraguaia, os deslocados se amontoam em casinhas de tábuas de madeira e tetos de zinco em uma centena de acampamentos improvisados distribuídos por ruas e praças da cidade, inclusive em frente ao edifício do Congresso, em pleno centro.
A baixa do caudal do Paraguai será lenta e progressiva, segundo os especialistas meteorologistas e hidrólogos, que preveem a chegada do fenômeno El Niño dentro de alguns meses, o que provocará mais chuvas do normal nessa época e elevará o nível das águas outra vez. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.