No Brasil, Correa assina acordo de cooperação tecnológica e visita Lula em SP

  • Por Agencia EFE
  • 15/07/2014 19h29
  • BlueSky

São Paulo, 15 jul (EFE).- O presidente do Equador, Rafael Correa, se reuniu nesta terça-feira em São Paulo com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva após assinar um acordo com a cidade de São José dos Campos para o desenvolvimento do polo científico e tecnológico da cidade equatoriana de Yachay.

No início da visita ao Brasil, Correa assinou o acordo em São José dos Campos, que concentra o maior polo aeroespacial da América do Sul, para tomá-la como modelo para o de Yachay, a primeira cidade planejada do Equador, desenhada para ser um centro de promoção da inovação tecnológica.

“O futuro está na combinação de talento humano, tecnologia e inovação”, disse o líder equatoriano, para quem “o sonho de São José dos Campos é o mesmo que o do Equador”.

São José dos Campos abriga a fábrica de aviões da Embraer, além de unidades automotivas, laboratórios de inovação e a sede do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe).

Correa afirmou que “durante séculos os frutos do progresso não foram usufruídos pela maioria na América Latina. Hoje precisamos recuperar o tempo perdido”.

O presidente equatoriano assinou com o prefeito de São José dos Campos, Carlinhos Almeida, o acordo “Cidade para o futuro”, que prevê o intercâmbio de profissionais e estudantes para conhecer a experiência da cidade brasileira.

O chefe de Estado explicou que Yachay é “o principal investimento da história do Equador em tecnologia e conhecimento” e que o esforço do governo é torná-lo, além de um centro universitário, um polo industrial, com o objetivo de vincular a inovação com o desenvolvimento de produtos e o aumento do salário e da receita.

Cientistas e acadêmicos equatorianos, graças ao acordo, poderão conhecer e levar o modelo produtivo aplicado em São José dos Campos, principalmente em pesquisa aeroespacial.

“Para desenvolver nossa cidade do conhecimento, precisamos de modelos. Neste sentido, este parque é uma grande fonte de inspiração”, disse o presidente Rafael Correa.

Depois de São José dos Campos, Correa foi recebido em um hotel da zona sul de São Paulo pelo ex-presidente Lula. O encontro, de caráter privado, durou duas horas.

“Lula e Correa conversaram sobre assuntos políticos da América Latina”, disse à Agência Efe um porta-voz do encontro.

O presidente equatoriano participará na quarta-feira, em Brasília, da reunião entre os líderes do fórum Brics, que agrupa Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e os presidentes dos países da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

No dia seguinte, também em Brasília, participará de uma reunião entre governantes da Comunidade Latino-Americana e do Caribe (Celac) com a presidente Dilma Rousseff e o presidente da China, Xi Jinping. EFE

cv-plg/cd-rsd

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.