No Brasil, Lagarde diz que disciplina fiscal e programas sociais andam juntos

  • Por Agência EFE
  • 21/05/2015 15h08
EFE Diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI)

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou nesta quinta-feira no Rio de Janeiro que a disciplina fiscal é a “base necessária” para a execução das políticas sociais.

“A disciplina fiscal é a base necessária para permitir financiar os programas. Eles andam juntos. As pessoas que mais sofrem com a indisciplina fiscal são os mais pobres”, disse ela, que iniciou uma visita de dois dias ao Brasil, durante a qual se encontrará em Brasília com a presidente Dilma Rousseff.

Lagarde aproveitou sua ida a um projeto social no Rio de Janeiro para defender o ajuste fiscal iniciado este ano pelo governo brasileiro para colocar no eixo as contas públicas após o déficit recorde do ano passado. Na companhia da ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, a diretora-geral visitou o teleférico do Complexo do Alemão e um dos 47 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade.

A economista francesa elogiou a política social do governo e destacou o fato “extraordinário” de destinar 0,5% do Produto Interno Bruto ao Bolsa Família.

Após a visita, Lagarde viajou a Brasília, onde se reunirá primeiro com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e depois com a presidente Dilma. Em suas reuniões, a diretora do FMI abordará a situação da economia nacional, que no ano passado cresceu apenas 0,1% e que este ano pode sofrer, segundo as últimas projeções, uma contração de 1,20%.

Largade voltará ao Rio de Janeiro para participar amanhã do XVII Seminário Anual sobre Metas para a Inflação, organizado pelo Banco Central.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.