No dia da votação, nova pesquisa aponta vantagem ao “não” à independência

  • Por Agencia EFE
  • 18/09/2014 10h18

Londres, 18 set (EFE).- Uma pesquisa sobre intenções de voto divulgada nesta quinta-feira pelo jornal londrino “Evening Standard” mostra uma ligeira vantagem ao “não” à independência da Escócia, com 53% dos votos.

O cálculo que aponta a diferença de seis pontos para o “sim”, com 47% dos votos favoráveis, exclui os indecisos. O levantamento foi feito pela empresa “Ipsos-MORI” entre terça-feira e quarta-feira e abordou um total de 991 pessoas.

Segundo a “Ipsos-MORI”, cerca de 4% dos residentes na Escócia ainda não sabem no que votarão no referendo desta quinta-feira. Quase 4,3 milhões de pessoas, maiores de 16 anos, terão que decidir nas urnas se acreditam que o país deveria ser independente do Reino Unido.

Outra pesquisa, feita pela empresa “YouGov” para os jornal “The Sun” e “The Times”, também apresentou vantagem ao “não”, com 52% dos votos contrários à separação e 48% favoráveis. O estudo foi realizado entre segunda e quarta, véspera do referendo, e contou com a opinião de 3.237 pessoas.

Os colégios eleitorais na Escócia abriram às 7h da manhã desta quinta-feira (3h no horário de Brasília) para a votação sobre a independência da região. As últimas enquetes apontam um equilíbrio entre as duas opções.

EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.