Noite registra ataques entre cidadãos de Hong Kong e pró-chineses

  • Por Agencia EFE
  • 29/06/2015 02h43

Hong Kong, 29 jun (EFE).- O líder estudantil que liderou os protestos pró democracia em Hong Kong do ano passado, Joshua Wong, foi atacado neste domingo por desconhecidos, em uma noite na qual foram detidas cinco pessoas em confrontos entre grupos locais e chineses da parte continental.

O coordenador da Scholarism, organização que liderou os protestos de Hong Kong no ano passado e sua namorada foram atacados por dois transeuntes em um bairro de Hong Kong.

Segundo denunciou à Polícia, Wong foi agarrado pelo pescoço e recebeu um soco na cara pelo desconhecido, enquanto sua namorada sofreu lesões menores quando tentava protegê-lo.

O incidente aconteceu horas depois que dezenas de manifestantes “antichineses” enfrentaram um grupo de músicos de rua da parte continental que habitualmente se reúnem em uma área do movimentado distrito de Mong Kok para cantar canções em mandarim, o idioma oficial chinês.

Os manifestantes locais acusaram os intérpretes de incomodar com sua música.

A acareação verbal acabou em confronto físico que acabaram com as detenções e o uso de gás de pimenta para tentar dispersar o grupo.

Quatro homens e uma mulher de entre 23 e 55 anos foram detidos por “agressão a um agente policial, resistência à autoridade, desordem em lugar público e ataque,” informou a Polícia em comunicado.

Trata-se do último episódio relacionado com o sentimento antichinês existente em Hong Kong que vem crescendo nos últimos três anos e aumentando nos últimos meses, coincidindo com os grandes protestos do final de 2014 contra a proposta de reforma política para Hong Kong aprovada por Pequim. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.