Nome do presidente do BC será conhecido apenas na terça, diz ministro
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, só deve anunciar nessa terça-feira (17) os nomes da equipe econômica, incluindo o presidente do Banco Central. A informação é da assessoria de imprensa do ministério.
Na última sexta-feira (13), Meirelles, durante a primeira entrevista à imprensa desde que se tornou ministro, tinha informado que os nomes que vão compor a equipe do ministério, do presidente do Banco Central e de bancos públicos seriam anunciados nesta segunda (16).
O único nome que o ministro confirmou foi o de Tarcísio José Massote de Godoy, como secretário-executivo do ministério. O novo secretário acompanhou o ministro na entrevista. Godoy é servidor da carreira de finanças e controle do Tesouro Nacional desde 1993.
Expectativa
Os juros futuros dão continuidade ao ajuste da última sessão, exibindo viés de alta, na expectativa de novas medidas econômicas e do nome do novo presidente do Banco Central. Segundo um operador, o adiamento do anúncio é considerado “ruim”.
Na sexta Meirelles também frustrou o mercado ao não anunciar nem o nome para o BC e nem medidas para a economia.
Às 9h30, o DI para janeiro de 2018 estava em 12,64%, de 12,63% no ajuste anterior. O DI para janeiro de 2021 exibia 12,23%, de 12,19% no ajuste anterior.
O mercado também digere a última pesquisa Focus, que mostrou nova revisão para baixo da inflação em 2017, que é o foco do BC para alcançar o centro da meta (4,5%). A mediana das projeções para IPCA de 2017 passou de 5,62% para 5,50%.
A mediana das projeções para o IPCA de 2016 ficou estável em 7%. A perspectiva de retração da atividade deste ano passou de 3,86% para 3,88%. Para 2017, a previsão de crescimento do PIB ficou estável, com um crescimento de 0,50% – um mês antes, a expectativa era de uma alta de 0,20%.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.