“Norman Atlantic” ainda tem 287 pessoas a bordo, diz marinha italiana

  • Por Agencia EFE
  • 28/12/2014 20h31
  • BlueSky

Roma, 28 dez (EFE).- Um total de 287 pessoas permanecem a bordo do ferry italiano “Norman Atlantic”, que começou a pegar fogo durante a madrugada entre a Grécia e a Itália, segundo dados da marinha italiana fornecidos pouco antes das 22h (horário local, 19h em Brasília).

“As operações de resgate continuarão durante toda a noite”, comunicou o órgão, que confirmou que até esse momento tinha resgatado 190 pessoas que viajavam na embarcação, além de ter recuperado o corpo da única vítima até agora.

A imprensa italiana informou que, aparentemente, o incêndio no ferry poderia ter acabado, já que não há mais chamas a vista, embora ainda exista fumaça.

A marina italiana confirmava que, como anteriormente tinham informado autoridades da Itália e da Albânia, apenas uma pessoa morreu neste acidente, embora os meios de comunicação tenham falado com alguns passageiros que narravam com angústia a situação.

“Estamos fora, na ponte, morreremos de frio e respirando fumaça. O incêndio continua”, contou Yorgos Stiliaras a um canal de TV grego, declaração repercutida pela imprensa italiana.

O passageiro relatou que o chão da embarcação “queimava” e que as pessoas estavam tremendo de frio e medo, além de constante tosse por conta da fumaça inalada.

“Não sei se sairemos desta”, declarou.

Com ventos de força 10 na escala de Beaufort, fortes chuvas e até granizo, os trabalhos de resgate dos passageiros deste ferry italiano, fretado pela companhia barqueira grega “ANEK” se desenvolveram muito lentamente ao longo de todo o dia. Alguns helicópteros e botes salva-vidas que tentavam retirar as pessoas tiveram que interromper a operação por conta das ventanias.

As autoridades italianas conseguiram acoplar o gancho de um rebocador a proa da embarcação para evitar que o forte vento e a chuva a deslocassem pelo mar durante a noite. Segundo os meios de comunicação italianos, contudo, o ganho se rompeu e por volta das 21 GMT (19h em Brasília) as equipes tentavam recolocá-lo para, provavelmente, levá-lo à cidade italiana de Brindisi.

O “Norman Atlantic” está a poucas milhas do litoral da Albânia para onde foi impulsionado pelo forte vento.

O fogo na embarcação foi declarado, por motivos ainda desconhecidos, na garagem, onde havia 222 veículos. O acidente ocorreu por volta das 2h GMT (meia-noite em Brasília) quando estava a 45 milhas náuticas ao noroeste da Ilha de Corfu, na Grécia, e a 22 milhas do litoral da Itália.

O navio tinha partido às 15h30 GMT (13h30 de sábado em Brasília) de Patras, na Grécia, com destino à Itália através de Igoumenitsa, com 478 pessoas a bordo, sendo 56 membros da tripulação (22 italianos e 34 gregos). A maioria dos passageiros é da Grécia (234), Turquia (54) e Itália (22).

Os primeiros-ministros da Itália, Grécia e Albânia, Matteo Renzi, Antonis Samaras, e Edi Rama, respectivamente, conversaram por telefone em diversas ocasiões sobre esta operação, comandada a partir da Itália, mas com participação dos outros dois países. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.