Noruega defende sociedade aberta após três anos do massacre

  • Por Agencia EFE
  • 22/07/2014 14h06

Berlim, 22 jul (EFE).- A Noruega lembra nesta terça-feira as 77 vítimas do duplo atentado de 22 de julho de 2011 pelo fundamentalista cristão e ultradireitista Anders Behring Breivik, entre pedidos pela defesa do modelo de sociedade aberta do país escandinavo acima do horror pelo massacre.

A primeira-ministra, Erna Solberg, afirmou que a responsabilidade da tragédia é “unicamente do autor do atentado”, mesmo assim se comprometeu a lutar com todos os meios ao seu alcance contra o extremismo e o ódio racista.

Os atos em memória das vítimas, oito delas ao explodir um carro-bomba em Oslo e as outras 69 no massacre seguinte, em um acampamento de jovens da ilha de Utoeya, começaram com uma oração no centro da capital norueguesa. Membros do governo e da oposição lembraram às vítimas em uma cerimônia posterior, enquanto os familiares tiveram um ato reservado na ilha onde os fatos ocorreram, sem a presença da imprensa.

Anders Behring Breivik cumpre pena de 21 anos de prisão, prorrogáveis de forma indefinida. O julgamento foi marcado por provocações do acusado, até que legistas o declararam responsável pelos atos. Durante todo o processo ele reconheceu a crueldade, mas nunca se considerou culpado. EFE

gc-alm/cdr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.