“Nossas polícias estão reagindo bem”, diz secretário sobre ataque à Protege

  • Por Jovem Pan
  • 17/08/2016 12h41

Ao menos 11 veículos foram incendiados no ABC em em São Paulo em ataque com forte armamento à sede da Protege em Santo Andre; ninguém foi preso

ALESSANDRO VALLE/Estadão Conteúdo Ao menos 11 veículos foram incendiados no ABC em em São Paulo em ataque com forte armamento à sede da Protege em Santo Andre

O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Mágino Alves Barbosa, elogiou em entrevista exclusiva à Jovem Pan a ação da Polícia Militar durante o ataque à empresa de valores Protege nesta quarta (17), que resultou em uma pessoa ferida e onze veículos queimados pelas ruas de Santo André, cidade-sede da companhia, e São Paulo. Ninguém foi preso. Os bandidos não conseguiram acessar o caixa-forte da Protege, que garante que nada foi roubado.

“Houve uma resistência de vigilantes da própria empresa, o que possibilitou a chegada de guarnições da Polícia Militar, e eles (criminosos) empreenderam fuga”, narra Barbosa, que cita dois pontos de confronto e ainda assegura que “nenhuma importância em dinheiro” foi levada. O secretário elogia também o “número considerável de vigilantes” da sede da Protege.

Esse foi o quinto caso de assalto a transportadoras no estado de São Paulo no ano. Os ataques anteriores, em Campinas (dois eventos), Santos e Ribeirão Preto, deixaram cinco mortos. Barbosa não descarta uma eventual relação entre os casos. “É um pouco prematuro estabelecer uma ligação, mas ela pode exisitir, sim”, diz o secretário, que espera utilizar o “farto material pericial” colhido nos casos anteriores para tentar fortalecer a tese. “Há a evidente associação das pessoas envolvidas. Há um planejamento prévio, estratégico, para essas ações criminosas, mas isso não quer dizer que está ligado ou não a alguma associação criminosa”, ressalta.

A despeito das investidas contínuas dos criminosos, Mágino Barbosa garante: “as nossas polícias estão reagindo bem a esse tipo de ação criminosa”. O secretário cita uma operação recente da PM e da Polícia Civil que evitou o roubo de três carros-fortena rodovia Mogi-Dutra. “Estamos agindo com mecanismos de inteligência. É um trabalho difícil, que requer inteligência, mas temos certeza que vamos obter bons resultados”.

O secretário enumera também 18 presos e 17 identificados por terem participado de três dos assaltos recentes no interior (Ribeirão Preto, Prossegur de Campinas e Protege de Campinas).

Ônibus e carro queimados no Viaduto Grande São Paulo – Estadão Conteúdo

“Posso garantir ao povo de São Paulo que a polícia está atenta e vai fazer o possível para evitar (novos casos)”, garante Mágino Alves Barbosa.

Sobre a ação conjunta com o ministério da Justiça, o secretário afirma: “criamos núcleo estratégico de inteligência visando a coibir esse tipo de crime, envolvendo inclusive outros estados da Federação”. E informa: “nossos grupoos especiais poderão passar a utilizar os armamentos que nós estamos conseguindo apreender desses bandos criminosos”. Barbosa cita também uma “licitação internacional” que será lançada em breve lançada para a compra de “armamentos de extrema eficiência, de uma qualidade superior” para a polícia.

O secretário também vê como “prematuro” relacionar o ataque a empresas de valores a uma possível coordenação de dentro dos presídios. Ele reconhece, no entanto, a complexidade da ação dos criminosos. “Não são crimes praticados de uma forma improvisada. Há um planejamento prévio, estratégico, dessas ações criminosas”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.