Nova explosão de violência sectária na Argélia deixa mais de 60 feridos
Argel, 14 mar (EFE).- Uma nova explosão de violência entre jovens árabes sunitas e berberes ibadíes deixou mais de 60 feridos e 50 lojas foram incendiadas, informou nesta sexta-feira a agência estatal “APS”.
Segundo a agência, que cita fontes médicas da cidade, os enfrentamentos começaram na noite da quarta-feira e já duram até hoje.
Em diferentes bairros da cidade, que fica no vale do Mozab, jovens das diferentes etnias se enfrentaram com pedras e coquetéis molotov.
Forças antidistúrbios enviaram um grande efetivo de segurança, segundo a agência, para os bairros mais conflituosos da região para evitar novos choques.
Os agentes empregaram gás lacrimogêneo para dispersar os jovens dos dois grupos.
Segundo fontes médicas, oito dos feridos, a maioria atingidos por pedradas estão hospitalizados em estado “muito grave”.
Por causa da violência, todos os comércios da cidade fecharam suas portas com medo de mais saques e agressões.
A violência nesta cidade do sul entre as comunidades árabe (muçulmana sunita) e os mozabitas, berberes que professam o islã ibadí, explodiu com virulência em dezembro.
Desde então a cidade foi cenário de periódicos enfrentamentos entre as etnias apesar dos esforços mediadores do governo e do desdobramento de várias forças de segurança. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.