Nova onda de frio pinta de branco e paralisa o nordeste dos EUA

  • Por Agencia EFE
  • 22/01/2014 01h46

Cristina García Casado.

Washington, 21 jan (EFE).- Uma nova onda de frio polar tingiu de branco o nordeste dos Estados Unidos nesta terça-feira, onde cidades como Nova York e Washington registraram um acúmulo histórico de neve em um único dia, uma situação que obrigou o fechamento de escritórios do Governo Federal, escolas, além do cancelamento de mais de 3 mil voos.

Depois que a tempestade “Hércules” derrubou os termômetros para mínimos recordes no começo do ano, o nordeste do país viveu nesta terça-feira um dia de muita nevasca que deixou milhares de trabalhadores e estudantes em casa e transformou as estradas em um pesadelo.

As condições meteorológicas obrigaram que os estados de Nova York, Nova Jersey e Delaware declarassem situação de emergência, enquanto áreas de Pensilvânia, Maryland, Virgínia e Virgínia Ocidental permanecem em alerta.

Esta terça-feira foi um dia branco, no qual cidades como Nova York, Washington e Filadélfia registraram acúmulos históricos de neve em um único dia, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia.

O famoso Central Park de Nova York ficou hoje coberto com a maior quantidade de neve de sua história em um único dia, 19,3 centímetros, um número que supera o recorde anterior, quando em 2001 a cobertura de neve chegou aos 15,2 centímetros.

Os meteorologistas preveem que a nevasca deverá diminuir em boa parte do nordeste ao longo do dia de amanhã, mas a onda de frio polar deverá permanecer até a sexta-feira.

Se hoje foi um dia perigoso nas estradas, espera-se que amanhã seja ainda pior, já que a neve e o frio extremo deixarão as vias cobertas com uma perigosa camada de gelo, além da previsão de ventos fortes.

Uma amostra da paralisia vivida hoje no nordeste foi a capital do país, Washington, onde o Governo Federal ordenou que seus funcionários ficassem em casa e o mesmo foi feito por boa parte dos escritórios da cidade, o que, junto com o fechamento das escolas, transformou a capital em uma cidade fantasma durante a tarde.

Para amanhã, estão previstos que cerca de 900 voos sofram eventuais cancelamentos ou atrasos, depois que 3 mil foram suspensos hoje e quase 6 mil não puderam decolar na hora prevista.

A nevasca também afetou a agenda do próprio presidente Barack Obama, que foi obrigado a atrasar suas reuniões programadas para esta terça-feira, segundo a Casa Branca. A tradicional entrevista coletiva diária do porta-voz da Presidência, Jay Carney, também foi cancelada.

Além disso, o mau tempo roubou o protagonismo do personagem do dia no país, o governador de Nova Jersey, Chris Christie, que ficou sem poder celebrar a festa de inauguração de seu segundo mandato, prevista na ilha de Ellis, em frente à Nova York.

Christie, considerado um potencial candidato republicano à Casa Branca, contínua no centro da polêmica nacional pelo escândalo do “Bridgegate”. O caso começou quando, há algumas semanas, vazou uma informação sugerindo que sua equipe de governo decidiu bloquear várias pistas da ponte George Washington, localizada em Fort Lee, em setembro, como uma retaliação contra o prefeito da cidade, do Partido Democrata, que não apoiou o governador em sua reeleição.

Segundo a imprensa local, toda a comida que seria servida na festa de Christie será doada para refeitórios públicos em Jersey City.

Espera-se que as complicações provocadas por esta nova nevasca continuem até sexta-feira. A onda de frio é causada por uma frente fria polar que afetará toda a área compreendida entre a Carolina do Norte (sudeste) e o sul da Nova Inglaterra (nordeste). EFE

cg/rpr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.