Nova onda mexicana eleva número de imigrantes nos EUA a recorde de 42 milhões

  • Por Agencia EFE
  • 13/08/2015 16h59

Washington, 13 ago (EFE).- O número de mexicanos que chegam aos Estados Unidos voltou a aumentar, elevando o total de residentes no país nascidos no exterior ao recorde de 42,1 milhões, segundo dados do censo analisados pelo Centro de Estudos de Imigração (CIS).

A organização, de viés conservador e anti-imigrante, divulgou nesta quinta-feira um estudo baseado em dados do censo que mostra que 13,3% de toda a população americana é composta por imigrantes (regularizados ou ilegais), a taxa mais alta em mais de um século.

Esse novo recorde foi possível porque 740 mil mexicanos entraram nos EUA no ano passado (44% de todo o aumento anualizado de 1,7 milhões), pondo um fim à estagnação da imigração líquida mexicana.

Este novo dado indica que essa estagnação migratória procedente do México “terminou” com uma onda que eleva o número de mexicanos residentes nos EUA a 12,1 milhões no segundo trimestre deste ano, segundo o CIS. Esse número se situa ao nível dos 12 milhões de mexicanos que o independente Centro Pew contabilizava em 2012.

Em um estudo com dados de 2013, o também independente Migration Policy Institute (MPI) confirmou uma tendência de baixa e calculou os imigrantes mexicanos em 11,6 milhões, com uma população imigrante total de 41,3 milhões.

De acordo com o CIS, o recorde de população migratória também tem como fatores o aumento do fluxo de imigrantes procedentes de outros países latino-americanos em direção aos EUA, com 449 mil entradas no último ano até o segundo trimestre de 2015.

As novas chegadas de imigrantes, baseadas na pesquisa de População Atual (CPS), passaram de 3,1 milhões do segundo trimestre de 2013 para 4,2 milhões do mesmo período deste ano.

“O Departamento de Segurança Nacional e outros pesquisadores estimam que oito a cada dez imigrantes ilegais são do México ou da América Latina, por isso o aumento de imigrantes desses países indica que a imigração ilegal voltou a crescer de novo”, calcula o estudo em uma de suas conclusões.

O CIS afirma que o número de imigrantes “é enorme agora”, mas reconhece que a maioria dos imigrantes residem no país de maneira legal (cerca de 75%). O instituto atribui o novo aumento aos “cortes significativos nas forças da ordem, a natureza permissiva do sistema de imigração legal e a melhora econômica”.

No entanto, adverte que se não houver uma mudança na políticas de imigração, “a população de imigrantes continuará aumentando” nos EUA.

No período de 2011 a 2015, o número de imigrantes aumentou em 4,1 milhões, após se manter quase sem mudanças entre 2007 e 2011, voltando aos níveis anteriores a 2007, segundo os números. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.