Nova pesquisa indica que Marina Silva venceria Dilma no 2º turno
Brasília, 26 ago (EFE).- Confirmada como candidata presidencial do PSB na semana passada após a morte de Eduardo Campos, Marina Silva enfrentaria a presidente Dilma Rousseff no segundo turno das eleições de outubro e venceria com 45% dos votos, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira.
Elaborada pelo Ibope para a Rede Globo e o jornal “O Estado de S. Paulo”, a pesquisa afirma que Dilma (PT) venceria o primeiro turno do próximo 5 de outubro com 34%, seguida por Marina, que com 29% relegaria Aécio Neves (PSDB) ao terceiro lugar, com 19%.
Esses resultados forçariam um segundo turno, previsto para o dia 26 de outubro, no qual Marina, com 45%, se tornaria presidente no lugar de Dilma, que obteria 36%.
No caso de um hipotético segundo turno com Aécio, Dilma seria reeleita com 41% dos votos, contra 35% do rival, de acordo com a pesquisa.
Segundo o Ibope, a pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 de agosto, período no qual foram entrevistados 2.506 eleitores de 175 cidades de todas as regiões do país, e tem uma margem de erro de dois pontos percentuais.
Marina já tinha sido apontada como favorita para chegar a um segundo turno e vencer Dilma por uma pesquisa divulgada há dez dias pelo Datafolha.
A Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgará amanhã outra pesquisa, realizada pelo instituto MDA, sobre as preferências do eleitorado.
Em comunicado no qual anunciou a divulgação da pesquisa, a CNT não antecipou resultados, mas adiantou que a pesquisa “mostra um forte crescimento da candidata Marina Silva e uma queda dos candidatos Dilma Rousseff e Aécio Neves”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.