Nova pesquisa mostra empate na independência escocesa, com aumento do “sim”

  • Por Agencia EFE
  • 08/09/2014 22h45

Londres, 9 set (EFE).- Partidários e opositores da independência da Escócia praticamente empatam em intenções de voto, conforme uma última pesquisa divulgada nesta segunda-feira, que mostra um aumento da quantidade de defensores do “sim”.

A pesquisa, realizada pela empresa TNS sobre uma amostragem de 900 escoceses maiores de 16 anos, assinala que 39% da população votará pela não independência no dia 18, contra 38% que votará “sim”. Há um mês, essas porcentagens eram de 45% e 32%, respectivamente.

Se considerados os eleitores que têm certeza que participarão da consulta, então o empate é total, com 41% dos dois lados. Os 18% restantes tem certeza que votarão no referendo de independência da Escócia, mas ainda não sabem qual lado apoiar.

No entanto, os consultados consideram que a vitória do “não” à independência da Escócia será clara, 45%, contra 31% deles que opinam que ganhará o “sim”.

A pesquisa também revela que cada vez mais mulheres apoiam a independência da Escócia, apesar de continuar sendo a maioria as que se opõem. Ao todo, 47% das escocesas votarão “não”, contra 49% de optavam por ele há apenas um mês. Por outro lado, 35% das mulheres apoiam a secessão, sendo que eram (27% em agosto).

Entre os maiores de 55 anos, ganha a rejeição à divisão do Reino Unido, com 49% contra 31% que se optam pelo “sim”.

Ao todo, 4,5 milhões de escoceses maiores de 16 anos estão convocados às urnas no dia 18 deste mês para responder se estão ou não a favor da independência da Escócia. Trata-se da decisão mais importante para o Reino Unido nos últimos 300 anos. O território escocês tem, aproximadamente, 5,295 milhões habitantes. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.