Nova York legaliza maconha para uso medicinal

  • Por Agencia EFE
  • 20/06/2014 18h04

Nova York, 20 jun (EFE).- A Assembleia e o Senado de Nova York aprovaram nesta sexta-feira uma legislação que legaliza a maconha para uso medicinal, após um acordo entre democratas e republicanos que põe fim a meses de discussões.

Nova York se transformará assim no 23º estado dos Estados Unidos a autorizar o uso da substância para aliviar as dores de pacientes com câncer, Aids, glaucoma, esclerose múltipla e outras doenças graves, assim como para tratar crianças com epilepsia.

A legislação levará cerca de um ano e meio até entrar em vigor. Nesse período a administração pública deve elaborar as regras e assinalar quem se encarregará de fornecer a substância.

Em princípio, serão cinco entidades – empresas e associações sem fins lucrativos – que distribuirão a maconha com quatro centros cada uma através do estado. Ao contrário de outros, Nova York não permitirá fumar a erva, que poderá ser consumida por via oral ou em vaporizadores.

A Assembleia do estado aprovou a legislação nesta madrugada, e o Senado completou horas depois o trâmite em uma votação com 49 votos a favor e dez contra, segundo informou a própria câmara.

O governador Andrew Cuomo, impulsor do plano, declarou à imprensa que a maconha tem “benefícios médicos significativos” e pode “ajudar a muitas pessoas com dores, que estão sofrendo”. Ao mesmo tempo, garantiu que a legislação apresenta um “equilíbrio” adequado na hora de evitar problemas de saúde pública.

Além disso, a lei inclui sanções penais para que tentem fraudar o sistema e estabelece que o governador pode suspender o programa caso detecte problemas.

Nos Estados Unidos, 23 estados já permitem o uso medicinal da maconha, enquanto Colorado e Washington aprovaram, além disso, a utilização com fins recreativos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.