Novas inundações deixam 1 morto e dezenas de pessoas ilhadas no Japão

  • Por Agencia EFE
  • 11/09/2015 02h40

Tóquio, 11 set (EFE).- As fortes chuvas que vêm atingindo o Japão desde a passagem do tufão Etau, na última quarta-feira, causaram nesta sexta-feira o transbordamento de outro rio na prefeitura de Miyagi, no nordeste do país, causando uma morte até o momento, enquanto uma pessoa está desaparecida e cerca de 50 estão ilhadas em suas casas.

A Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês) declarou o nível máximo de alerta nessa prefeitura, assim como fez ontem em Ibaraki, no leste do país, onde pelo menos 25 pessoas desapareceram devido às graves inundações causadas pelo transbordamento do rio Kinugawa.

As chuvas também causaram hoje o transbordamento do rio Shibui e a inundação de uma área residencial na cidade de Osaki, em Miyagi.

As autoridades locais informaram que uma mulher de 48 anos morreu ao ser arrastada pela enxurrada e que outra pessoa está desaparecida, enquanto pelo menos 50 moradores ficaram ilhados em suas casas na região tomada pela enchente.

A polícia e os bombeiros iniciaram uma operação de resgate com embarcações e helicópteros, enquanto o governo regional pediu auxílio das Forças de Autodefesa (exército), segundo a emissora pública “NHK”.

O volume de chuva na região chegou aos 400 milímetros durante as últimas 48 horas, o que representa quase o dobro da média para todo o mês de setembro, segundo dados da JMA.

O diretor dessa agência, Takuya Deshimaru, alertou hoje sobre a possibilidade de “precipitações anormais” em Miyagi e assinalou que a área se encontra em “grave perigo”, por isso recomendou medidas de precaução aos moradores, em declarações divulgadas pela agência “Kyodo”.

Além disso, outras operações de resgate foram retomadas hoje na cidade de Joso, onde o rio Kinugawa desviou seu curso na quinta-feira pela primeira vez em 66 anos e inundou uma área habitada de 32 quilômetros quadrados.

A catástrofe também deixou até agora um morto e 27 feridos, quatro deles em estado grave, na prefeitura de Tochigi, vizinha de Ibaraki, assim como inundou ou danificou mais de 1.400 edifícios, segundo informações dos bombeiros.

Além disso, cerca de 10 mil pessoas continuam sem poder retornar a seus lares hoje em Ibaraki por causa das inundações. EFE

yk-ahg/rpr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.