Novas pesquisas mostram Dilma a 3 pontos de ser eleita no primeiro turno

  • Por Agencia EFE
  • 02/10/2014 21h41
  • BlueSky

São Paulo, 2 out (EFE).- As duas últimas pesquisas eleitorais divulgadas nesta quinta-feira deixaram a presidente Dilma Rousseff com chances de conseguir se reeleger já no primeiro turno no próximo domingo.

Segundo o Ibope, Dilma tem 40%, seguida por Marina Silva com 24% e Aécio Neves com 19%. Calculando-se os votos válidos (em que são descartados os brancos e nulos), Dilma teria 47%; Marina, 28% e Aécio 22%.

Na pesquisa do Datafolha, Dilma também aparece com 40%, (45% dos válidos) e em seguida Marina e Aécio empatados tecnicamente, com 24% e 21% (27% e 24%).

Apesar de as duas pesquisas mostrarem o constante crescimento da presidente e as chances de uma eventual reeleição, elas indicam a tendência de segundo turno, que aconteceria no domingo, 26.

Em relação a pesquisa anterior do Ibope, divulgada na terça-feira, Dilma cresceu 1%, Marina caiu 1% e Aécio se manteve estável. (Dilma 39%, Marina 24% e Aécio 19%)

Já comparada com a pesquisa anterior do Datafolha, Dilma se manteve estável, Marina caiu 1% e Aécio ganhou 1%. (Dilma 40%, Marina 25% e Aécio 20%)

Em um eventual segundo turno, tanto Datafolha quanto Ibope apontam que a presidente venceria qualquer um dos dois adversários.

Dilma obteria 43% diante de Marina, que ficaria com 36%, ampliando a diferença em relação à pesquisa anterior, que apontava Dilma com 42% e Marina com 38%.

Já em uma disputa com Aécio, Dilma teria 46% e o tucano, 33%.

Na pesquisa para o segundo turno do Datafolha, realizada entre terça-feira e hoje, Dilma passou de 49% para 48% sobre Marina, que permaneceu com 41%, enquanto com Aécio a presidente caiu de 50% para 48% e o tucano se manteve com os mesmos 41%.

As duas pesquisas foram divulgadas depois do fechamento dos mercados financeiros, agitados nos últimos dias pela expectativa das eleições, e poucas horas antes do último debate televisivo entre os candidatos, um dos medidores de temperatura para captar votos dos indecisos na reta final de campanha. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.