Novas pesquisas mostram Dilma a 3 pontos de ser eleita no primeiro turno
São Paulo, 2 out (EFE).- As duas últimas pesquisas eleitorais divulgadas nesta quinta-feira deixaram a presidente Dilma Rousseff com chances de conseguir se reeleger já no primeiro turno no próximo domingo.
Segundo o Ibope, Dilma tem 40%, seguida por Marina Silva com 24% e Aécio Neves com 19%. Calculando-se os votos válidos (em que são descartados os brancos e nulos), Dilma teria 47%; Marina, 28% e Aécio 22%.
Na pesquisa do Datafolha, Dilma também aparece com 40%, (45% dos válidos) e em seguida Marina e Aécio empatados tecnicamente, com 24% e 21% (27% e 24%).
Apesar de as duas pesquisas mostrarem o constante crescimento da presidente e as chances de uma eventual reeleição, elas indicam a tendência de segundo turno, que aconteceria no domingo, 26.
Em relação a pesquisa anterior do Ibope, divulgada na terça-feira, Dilma cresceu 1%, Marina caiu 1% e Aécio se manteve estável. (Dilma 39%, Marina 24% e Aécio 19%)
Já comparada com a pesquisa anterior do Datafolha, Dilma se manteve estável, Marina caiu 1% e Aécio ganhou 1%. (Dilma 40%, Marina 25% e Aécio 20%)
Em um eventual segundo turno, tanto Datafolha quanto Ibope apontam que a presidente venceria qualquer um dos dois adversários.
Dilma obteria 43% diante de Marina, que ficaria com 36%, ampliando a diferença em relação à pesquisa anterior, que apontava Dilma com 42% e Marina com 38%.
Já em uma disputa com Aécio, Dilma teria 46% e o tucano, 33%.
Na pesquisa para o segundo turno do Datafolha, realizada entre terça-feira e hoje, Dilma passou de 49% para 48% sobre Marina, que permaneceu com 41%, enquanto com Aécio a presidente caiu de 50% para 48% e o tucano se manteve com os mesmos 41%.
As duas pesquisas foram divulgadas depois do fechamento dos mercados financeiros, agitados nos últimos dias pela expectativa das eleições, e poucas horas antes do último debate televisivo entre os candidatos, um dos medidores de temperatura para captar votos dos indecisos na reta final de campanha. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.