Novo atentado com carro-bomba deixa 5 mortos na Somália
Mogadíscio, 23 ago (EFE).- Cinco pessoas morreram e outras cinco ficaram feridas neste domingo em um atentado com carro-bomba em um restaurante da capital somali, Mogadíscio, reivindicado pela milícia islamita Al Shabab.
Horas antes, o grupo fundamentalista tinha atentado com outro carro-bomba operado por um terrorista suicida contra um centro de treinamento militar do sul do país, provocando a morte de 14 pessoas, entre elas três instrutores da missão da União Africana na Somália (AMISOM).
Al Shabab reivindicou a autoria dos dois ataques, que foram condenados pelo governo, cujas tropas lutam para derrotar a milícia com a ajuda dos soldados dos países aliados da União Africana.
Estes novos ataques acontecem em plena ofensiva do exército somali e da AMISOM para libertar as áreas do país ainda controladas por Al Shabab, que perdeu vários territórios que dominava.
Apesar destes avanços na estabilização do país, o grupo terrorista segue atentando frequentemente contra alvos civis, políticos e soldados somalis e da AMISOM, nos quais utiliza pistoleiros, veículos-bomba e terroristas suicidas.
A milícia islamita Al Shabab anunciou em 2012 sua adesão formal à Al Qaeda e luta para instaurar um Estado islâmico de caráter wahhabista na Somália.
O país africano vive em um estado de guerra e caos desde 1991, quando foi derrubado o ditador Mohammed Siad Barre, o que deixou o país sem um governo efetivo e em poder de milícias radicais islâmicas, senhores da guerra e grupos de delinquentes armados. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.