Novo chanceler viaja para Pequim para reunião China-CELAC
Brasília, 6 jan (EFE).- O novo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, viajou nesta terça-feira para Pequim, onde participará da primeira reunião ministerial entre a China e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), informaram fontes oficiais.
Vieira, que substituiu Luiz Alberto Figueiredo, assumiu o cargo no dia 1º de janeiro, quando a presidente Dilma Rousseff tomou posse para seu segundo mandato de quatro anos.
O novo chanceler era até agora embaixador do Brasil nos Estados Unidos, cargo no qual foi substituído pelo próprio Figueiredo.
A reunião entre China e a CELAC será realizada entre quinta-feira e sexta-feira em Pequim. Trata-se do primeiro encontro ministerial do fórum impulsionado pelo presidente, da China, Xi Jinping.
O líder chinês formalizou a proposta de uma maior aproximação entre seu país e a América Latina durante uma viagem realizada em julho do ano passado por Argentina, Cuba, Venezuela e Brasil, na qual assinou diversos acordos de cooperação, no valor de US$ 70 bilhões.
Embora a reunião tenha caráter ministerial, confirmaram presença os presidentes da Costa Rica, Luis Guillermo Solís; do Equador, Rafael Correa; e da Venezuela, Nicolás Maduro.
Além disso, participarão da cúpula os chanceleres e ministros de cerca de 20 países latino-americanos e delegados de diversos organismos regionais, como Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Comissão Econômica Para a América Latina e o Caribe (Cepal) e Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
O país anfitrião estará representado pelo presidente Xi Jinping, o primeiro-ministro, Li Keqiang, e os ministros de Relações Exteriores, Comércio e Reforma, e Desenvolvimento. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.