Novo modelo de policiamento na USP terá início nesta quarta (09)

  • Por Jovem Pan
  • 08/09/2015 16h21
SÃO PAULO, SP, 07.08.2015: UNIVERSIDADE-SP - Alunos da USP no Butantã, na zona oeste de São Paulo, protestam na tarde desta sexta-feira (7) contra a reitoria, que irá implantar uma guarda conjunta com a Polícia Militar. (Foto: Marco Ambrosio/Folhapress) Marco Ambrosio/Folhapress Alunos da USP protestam contra a reitoria

O novo modelo de policiamento comunitário para a USP tem policiais nas ruas da Cidade Universitária nesta quarta-feira (09). Serão inicialmente 34 policiais militares que vão ter um local provisório nas dependências de um prédio da instituição de ensino.

A Universidade deve lançar licitação para comprar câmeras de segurança e construir uma base fixa. O secretário estadual da Segurança Pública de São Paulo, Alexandre de Moraes, disse que a polícia vem para respeitar a diversidade.

“A polícia vem para a Cidade Universitária para garantir a segurança dos alunos, professores, funcionários e todos aqueles que aqui transitam. a policia nao vem para se colocar em antagonismo a vida academica”, explicou.

As tratativas entre a USP e a SSP-SP vinham desde janeiro para que fosse realizada alguma modificação no sistema de policiamento do campus.

O reitor Marco Antônio Zago reconheceu que a entrada da PM não é a única medida, mas afirmou que a comunidade tem o direito de se proteger. “Ninguém é suficientemente ingênuo para achar que uma medida isoladamente resolve o problema. Entendo que o estado brasileiro está trabalhando neste sentido. Agora, ao lado disso é necessário que a comunidade se proteja e temos que pensar que esta comunidade complexa, como é a comunidade da Universidade de São Paulo, tem o direito de se proteger”.

Os membros da corporação destacados vão usar um colete específico de identificação com o brasão da Polícia Militar e a logomarca da USP.

Festa no Denarc

Um anão foi contratado como gogo-boy para um strip-tease dentro do Denarc (Departamento de Narcóticos) para o aniversário de uma escrivã de polícia. O evento aconteceu no dia 02 deste mês, na sala da 2ª Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes.

O secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes classificou a festa como de “extremo mau gosto”. “É algo que não deve ocorrer, uma festa particular, já se inicia independentemente do que ocorreu na festa, que para mim é de extremo mau gosto. A festa em dependências públicas não deveria ter ocorrido”, esclareceu.

Em nota, Alexandre de Moraes disse que irá pedir a Corregedoria para que investigue o caso.

Confira abaixo o vídeo:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.