Novo parlamento líbio dá voto confiança ao governo de Abdullah Al-Thani

  • Por Agencia EFE
  • 24/09/2014 00h23

Trípoli, 23 set (EFE).- O novo parlamento da Líbia, composto a partir das eleições de 25 de junho, deu ontem à noite seu voto de confiança ao “governo de crise” apresentado pelo primeiro-ministro Abdullah Al-Thani, em uma sessão realizada na cidade de Tobruk, no leste do país.

O governo de Thani obteve o voto favorável de 110 dos 112 deputados presentes na votação.

O gabinete conta com dez ministros e três vice-primeiros-ministros. Em 18 de setembro, a nova Assembleia Legislativa, conhecida como Congresso dos Deputados, rejeitou a equipe de Al-Thani, composta então por 19 pessoas.

O parlamento pediu que o chefe de Governo reduzisse o número de ministros e não incluísse dirigentes que participaram de executivos anteriores.

Em um discurso, Al-Thani criticou a violência registrada há meses em Trípoli e na cidade de Benghazi e afirmou que os dois locais “estão sendo submetidas a atos de vandalismo e destruição”.

Al-Thani disse que seu Executivo é “um governo de reconciliação nacional e de todos os líbios”, e marcou como seus principais objetivos construir um exército e uma polícia fortes, assim como estabelecer os fundamentos de um Estado de Direito.

O chefe de Governo também afirmou que reforçará a segurança e a estabilidade no país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.