Novo terremoto no Nepal deixa pelo menos 16 mortos e 335 feridos

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 05h11

Katmandu, 12 mai (EFE).- O número de mortos após o novo terremoto de 7,3 graus que atingiu nesta terça-feira o Nepal chega a pelo menos 16 e o de feridos a 335, informou o Centro Nacional de Operação de Emergência do país asiático.

A maioria das vítimas morreu no distrito de Dolakha, com pelo menos 8 falecidos nesta zona ao noroeste de Katmandu, e o resto em Chautara, capital do distrito de Sindhupalchok; em Sindhuli (sudeste), em Sundarijal (centro) e na capital, precisou esta entidade no Twitter.

Várias infraestruturas foram afetadas pelo novo tremor em vários distritos do país, indicou o Centro de Emergência em sua conta oficial na rede social.

O porta-voz do Ministério do Interior nepalês, Laxmi Passai Dhakal, disse à Agência Efe que mais de 50 pessoas ficaram feridas no distrito de Sindhupalchok e outras 14 foram internadas no Hospital Bir de Katmandu.

O novo terremoto atingiu especialmente o distrito de Sindhupalchok, ao noroeste da capital nepalês, que já foi o mais castigado pelo terremoto do dia 25, ao registrar mais de um terço dos mais de 8 mil mortos contabilizados até o momento.

De acordo com diversas fontes, um edifício de cinco andares que tinha ficado danificado no anterior terremoto terminou de desabar em Bhaktapur, no Vale de Katmandu.

Na capital outro edifício de grande porte onde operava o Banco do Himalaia também caiu.

Milhares de pessoas saíram às ruas em Katmandu após o novo terremoto, enquanto vários edifícios muito danificados no anterior terremoto terminaram de desabar.

O Nepal ainda trata de se recuperar de um terremoto que deixou mais de 8 mil mortos, mais de 17,8 mil feridos e dezenas de milhares de casas danificadas.

As autoridades, em parceria com organismos internacionais, tratam há dias de levar alimento e remédios a famílias nas zonas do Vale de Katmandu.

O do dia 25 foi o terremoto de maior magnitude no Nepal em 80 anos e o pior na região do Himalaia em uma década desde que em 2005 outro terremoto deixou mais de 84 mil mortos na Caxemira. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.