Novos ataques do Boko Haram no nordeste da Nigéria deixam mais de 30 mortos

  • Por Agencia EFE
  • 03/07/2015 13h08

Lagos, 3 jul (EFE).- Mais de 30 pessoas foram assassinadas em diferentes ataques perpetrados por supostos membros do grupo jihadista Boko Haram no estado nigeriano de Borno (nordeste do país), que nos últimos dias foi alvo de múltiplos atentados terroristas, informaram nesta sexta-feira residentes da zona.

Na cidade de Malari, 12 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas depois que uma jovem ateou fogo em si mesma ontem em uma mesquita durante as rezas da tarde.

“A jovem, que foi vista perambulando pela mesquita antes das orações da tarde, entrou na mesquita e, de repente, foi ouvida uma forte explosão. O povo começou a correr”, contou à Agência Efe um residente contatado por telefone.

Também em Malari, dois terroristas suicidas mataram na quinta-feira outras 11 pessoas em dois ataques perpetrados em uma estrada principal da cidade.

“Uma mulher suicida detonou uma bomba que levava atada a seu corpo, matando sete pessoas e a ela mesma”, confirmou o delegado da polícia do estado de Borno, Aderemi Opadokun, citado na imprensa local.

Opadokun também disse que na mesma estrada, outra suicida se ateou fogo e causou a morte de outras três pessoas.

Por outro lado, na cidade de Miringa, também no estado de Borno, cerca de 50 homens armados degolaram nesta madrugada 11 supostos desertores do Boko Haram.

“Os residentes que foram testemunhas dos assassinatos, contaram que depois que os supostos desertores foram capturados, foram julgados e degolados. Depois, os atacantes deixaram os corpos e foram embora”, relatou à Agência Efe um residente.

Embora nenhum grupo tenha reivindicado estes atentados, todas as suspeitas apontam para o Boko Haram, que desde que o novo presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, tomou posse em 29 de maio, intensificou sua sanguinária campanha no nordeste do país.

O último grande massacre ocorreu durante terça-feira e quarta-feira desta semana, quando atacaram várias aldeias do nordeste e mataram cerca de 150 pessoas.

O presidente da Nigéria já declarou como sua prioridade absoluta a luta contra o Boko Haram, e recorreu aos países vizinhos para desdobrar a partir de 30 de julho uma força multinacional destinada a acabar com os terroristas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.