Novos confrontos em Israel deixam 50 detidos

  • Por Agencia EFE
  • 08/07/2014 10h35

Jerusalém, 8 jul (EFE).- Ao todo 50 pessoas foram detidas na noite de ontem, segunda-feira, em Israel por causa dos diversos distúrbios que acontecem há dias por causa do assassinato de três jovens israelenses e de um adolescente palestino.

“Cinquenta pessoas – das quais não foi especificada a origem – foram detidas no país envolvidas em incidentes”, informou à Agência Efe o porta-voz da polícia israelense, Micky Rosenfeld, que detalhou que Jerusalém foi a cidade na qual houve o maior número de detenções.

“Utilizamos meios dissuasivos como bombas de efeito moral para lidar com a situação. Não foram registrados feridos”, comunicou o porta-voz policial.

Vários bairros de Jerusalém, especialmente o de Shuafat, foram palco de intensos confrontos entre grupos de jovens palestinos e forças de segurança israelenses desde que na quarta-feira passada um menor palestino desapareceu e, depois, foi assassinado.

Ontem à noite, jovens palestinos ergueram barricadas e lançaram pedras, garrafas e coquetéis molotov contra soldados da guarda fronteiriça e antidistúrbios, que responderam com bombas de efeito moral, gás lacrimogêneo e tiros.

Após os confrontos, o bairro amanheceu com uma leve tensão marcada pela presença policial em diferentes pontos da zona, que, ao contrário de jornadas anteriores, estava aberta ao trânsito.

“Por enquanto, a situação se mantém tranquila, como vem sendo habitual durante o dia. Normalmente os distúrbios começam à tarde ou à noite”, indicou Rosenfeld.

Os muçulmanos comemoram o mês sagrado do Ramadã, fazendo um rigoroso jejum que até o pôr do Sol. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.