Número de evacuados devido a chuvas no sul do Brasil sobe para 8 mil
(Atualiza com novo balanço)
Rio de Janeiro, 28 jun (EFE).- O número de pessoas evacuadas de suas casas devido às chuvas que afetam o sul do Brasil desde quinta-feira passada subiu para cerca de 8.100 pessoas em 84 municípios, segundo informaram neste sábado fontes oficiais.
As regiões mais afetadas são as do interior dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, na região de fronteira com a província argentina de Misiones, onde são esperadas intensas precipitações até o domingo.
No Rio Grande do Sul, o número de pessoas deslocadas subiu para 6.766 em 54 municípios do norte do estado, segundo o boletim mais recente da Defesa Civil.
Desse número, 2.395 pessoas estão em instalações montadas pelas autoridades municipais, em escolas, galpões e ginásios esportivos e 4.371 estão hospedados em casas de parentes ou vizinhos.
Em Santa Catarina, nove municípios decretaram situação de emergência e o órgão de Defesa Civil contabiliza cerca de 1.400 afetados em 30 cidades afetadas pelas precipitações.
Pelo menos cinco estradas das duas regiões estão interrompidas em vários pontos por causa da cheia dos rios devido à intensidade do temporal que afeta à região desde quinta-feira passada.
A Defesa Civil de Santa Catarina alertou para o risco de novas inundações, enchentes e deslizamentos de terra em várias regiões do estado, incluindo a capital Florianópolis.
Devido às chuvas, uma represa se rompeu na sexta-feira em uma zona remota do município de Ponte Serrada, no oeste de Santa Catarina, causando uma elevação de um metro e meio do leito do rio Irani.
A onda formada foi amenizada ao passar por outras quatro represas de pequenas hidrelétricas, por isso não causou danos quando chegou ao município de Arvoredo, segundo informou a Defesa Civil. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.